barra
            AMIGOS DO PROJETO

Restauração da Faculdade de Medicina será concluída

O projeto de restauração da Faculdade de Medicina, no Terreiro de Jesus, terá continuidade e já conta com recursos assegurados para a conclusão das obras. O anúncio foi feito hoje (dia 18) pelo reitor da Universidade Federal da Bahia (UFBA), Naomar de Almeida Filho, durante ato solene que abriu as comemorações do bicentenário da instituição baiana, matriz da medicina e do ensino superior no País. A solenidade também marcou a reabertura do Salão Nobre da faculdade, espaço que permaneceu fechado à comunidade durante anos e foi totalmente restaurado pela UFBA, com o patrocínio da Petrobras e apoio do Ministério da Cultura.

Solenidade dos 200 anos da faculdade lota Salão Nobre

Os recursos para finalizar as obras no imóvel estão assegurados, segundo o reitor, pelo Ministério da Saúde e Governo da Bahia, com o qual a UFBA assinou protocolo de intenção para recuperar uma praça e uma área construída de 1.736 m² na Ala Oeste do prédio, que posteriormente abrigará a Escola Estadual de Saúde Pública e a Escola de Formação Técnica em Saúde. Com o Ministério da Saúde, também foi assinado termo aditivo que prevê a manutenção dos repasses para completar a restauração, já em andamento, da biblioteca Gonçalo Moniz e do seu acervo valioso de livros, publicações e documentos.

Almeida informou que no prédio da biblioteca 50% das obras já foram executadas. Lá, a restauração é coordenada pela Escola Oficina de Salvador, projeto voltado à capacitação da mão-de-obra jovem que conta com apoio da Agência Espanhola de Cooperação Internacional. Na Ala Nordeste, a recuperação alcança 90% e, na Ala Nobre (parte frontal do prédio onde ficam o Salão Nobre, Sala dos Lentes e Sala da Congregação), a restauração atinge 30% do previsto.

Na Ala Nobre, os serviços são realizados há 10 meses graças ao Projeto de Restauração do Complexo Monumental da Faculdade de Medicina, lançado em março de 2007 pela UFBA, Petrobras e Fapex - Fundação de Apoio à Pesquisa e Extensão. A empresa destinou R$ 3 milhões para patrocinar as obras de recuperação do imóvel e de seus bens integrados, através da Lei Rouanet, do Ministério da Cultura. O primeiro resultado desse trabalho foi a entrega, hoje (18), do Salão Nobre totalmente pronto e em condições de abrigar a solenidade dos 200 anos da instituição.

Salão Nobre

Quem participou do ato solene pôde conferir as inúmeras melhorias executadas no Salão Nobre, entre as quais a restauração da cobertura, do piso, das suas 11 janelas, do mobiliário e das pinturas artísticas que cobrem as suas paredes, além da recomposição do forro. O processo de restauração também foi mostrado em um vídeo, exibido para os convidados da festa do bicentenário.
A recuperação parietal contemplou a restauração minuciosa de uma área equivalente a 306 m², constituída de pinturas artísticas que retratam vultos da medicina. Também foram recuperados a cimalha e o brasão central do forro. Na parte do mobiliário, o trabalho envolveu a restauração de 128 cadeiras com assento em palha, três com assentos e encostos em palha e braço, duas austríacas, sete cadeiras giratórias, três cadeiras doutorais, além de 18 cadeirais, guarda-corpo, mesa principal e púlpito. Foram recuperados, ainda, oito lustres de cristal e uma arandela.

O reitor da UFBA explicou que a aplicação do conceito de complexo monumental foi uma opção acertada para viabilizar o projeto, pois permitiu definir os blocos arquitetônicos do imóvel e as suas várias demandas de restauração. “Depois, começamos a mobilizar os apoios internos e externos, identificamos as possibilidades de uso social e de captação de recursos”, afirmou.

Para o ministro interino da Cultura, Juca Ferreira, a expectativa é que, depois de encerrada a recuperação do prédio, a Faculdade de Medicina baiana possa transformar-se em uma referência moderna em termos de serviços prestados e integração com a comunidade. Juca recebeu homenagem especial da Congregação da Faculdade de Medicina pelo apoio dado à luta pela recuperação do conjunto arquitetônico.

O ato que deu início à programação pelos 200 anos da Faculdade de Medicina foi conduzido pelo reitor e pelo diretor da instituição, José Tavares-Neto. O evento trouxe à capital baiana os ministros Juca Ferreira (interino da Cultura), Geddel Vieira Lima (Integração Nacional) e José Gomes Temporão (Saúde); o secretário de Ensino Superior, Ronaldo Mota, o reitor da Universidade de Coimbra, Seabra Santos, o diretor da Faculdade de Medicina de Coimbra, Francisco Castro e Souza, além de dirigentes das entidades nacionais da área médica e representações dos estados. A solenidade contou, ainda, com a presença do governador Jaques Wagner, do prefeito de João Henrique Carneiro, do cardeal e arcebispo primaz do Brasil Dom Geraldo Majella, e do secretário da Saúde, Jorge Solla, dentre outras autoridades locais e nacionais. A Petrobras foi representada no evento pela gerente em exercício da Regional Nordeste na área de Comunicação Institucional, Ruth Persson.

18.2.2008

restauração passo a passo
petrobras ministerio da cultura governo do brasil fapex UFBA cremeb